Segunda-feira, 1 de Outubro de 2007

Esquecimentos convenientes sobre Óscar Lopes

Óscar Lopes faz amanhã 90 anos. Historiador da Literatura Portuguesa, escritor, ensaísta, professor, etc, foi ainda um opositor do regime fascista e continua a ser um comunista coerente e convicto. Amanhã receberá uma merecida homenagem que incluirá a atribuição do seu nome a uma avenida de Espinho. Vai iniciar-se no dia 10 de Outubro um ciclo de homenagem a esse nome incontornável da cultura portuguesa, onde participam políticos como o secretário-geral do PCP e a ministra da Cultura, asim como intelectuais como   Urbano Tavares Rodrigues, Maria Alzira Seixo, Magalhães Godinho, Carlos Reis, Vasco Graça Moura, Baptista-Bastos, Viale Moutinho, José Manuel Mendes, etc.

Pois bem, leio hoje um artigo no Diário de Notícias sobre o homenageado e pasmo! Pasmo por ver como é possível escrever longamente sobre um homem como Óscar Lopes, os seus méritos e qualidades, referir o corajoso passado de anti-fascista com passagem pela prisão e conseguir fazer isso tudo sem uma referência à sua filiação partidária. Que pudores avassalarão a alma de tal escriba para evitar dizer o que muitos sabem: que Óscar Lopes é comunista e não renegou? E como lhe teria sido proveitoso! Que diferença entre a coluna vertebral erecta dos verdadeiramente grandes e o curvar de cerviz dos medíocres!

E a pergunta vem-nos à mente. A sua militância comunista seria igualmente esquecida se ele fosse um ex? Não estaria a comunicação social dominante a fazer um escarcéu sobre a sua saída?

Ah! O pobre escrivão chama-se Henrique Mangas e o pobre escrito pode ser lido aqui.

publicado por Aristides às 22:04
link do post | comentar | favorito
3 comentários:
De Tibério a 2 de Outubro de 2007 às 11:57
Concordo na genaralidade com o teu post....

Só não concordo com esta passagem : "Que diferença entre a coluna vertebral erecta dos verdadeiramente grandes e o curvar de cerviz dos medíocres!"...mas porquê, isto do não mudar sempre me fez confusão...será por ventura um dos grandes males do nosso País...

Cumprimentos
Tibério
De Aristides a 2 de Outubro de 2007 às 12:30
Quando falo dos medíocres nem sequer estou a falar dos que mudaram. Refiro-me a estes jornalistazinhos que acham que podem achincalhar um partido, uma festa ou uma pessoa só por serem comunistas.
São uns pobres diabos que assim devem querer agradar aos patrões. Que lhes faça bom proveito! Mas o mais engraçado é que quando o patrão, mal agradecido, os manda dar uma volta, eles normalmente sabem com quem devem vir ter.
De Manuel Norberto Baptista Forte a 3 de Outubro de 2007 às 15:24
Caro Amigo Aristides, a minha total concordância com o post.
Por vezes não direi que o não conhecimento do que é ser Cidadão no Portugal Democrático de hoje é inibição ou medo, mas algum comodismo, o certo é que as pessoas quando necessitam (...) "normalmente sabem com quem devem vir ter."
Só há que ser e continuar.

Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Agosto 2017

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. A não esquecer!

. O meu artigo deste mês no...

. O meu artigo de Dezembro ...

. Trumpillaryces

. O meu artigo de Novembro ...

. Imbecilidades racistas

. Ooops...they did it again...

. O triunfo dos Trump's

. Trump e as armas

. A França é a França

.arquivos

.links

.subscrever feeds